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GUIA DO SONO

 

O que é o sono?

Sono é o nome dado ao repouso que fazemos em períodos de cerca de 8 horas em intervalos de cerca de 24 horas. Durante esse período nosso organismo realiza funções importantíssimas com consequências diretas à saúde como o fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios (hormônio do crescimento, insulina e outros), consolidação da memória, isso sem falar no relaxamento e descanso da musculatura.

 

Qual é a real importância do sono?

 

Passamos cerca de um terço de nossa vida dormindo. Dormir bem é essencial não apenas para ficar acordado no dia seguinte, mas, para manter-se saudável, melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevidade. Nosso desempenho físico e mental está diretamente ligado a uma boa noite de sono. O efeito de uma madrugada em claro é semelhante ao de uma embriaguez leve: a coordenação motora é prejudicada e a capacidade de raciocínio fica comprometida, ou seja, sem o merecido descanso o organismo deixa de cumprir uma série de tarefas importantíssimas. O que nos aconteceria se não dormíssemos?

Em estudo realizado pela Universidade de Chicago – EUA, onze pessoas com idades entre 18 e 27 anos foram impedidas de dormir mais de quatro horas durante seis dias. O efeito foi assustador. No final do período, o funcionamento do organismo delas era comparado ao de uma pessoa de 60 anos de idade. E os níveis de insulina eram semelhantes aos dos portadores de diabetes. Em pesquisas de laboratório, ratos usados como cobaias não agüentaram mais de dez dias sem dormir. A conseqüência: morte por infecção generalizada.

 

 

Top 10 dicas para uma noite de sono tranquila

 

Top 10 – Evite comer em excesso

Não durma de barriga cheia, e corte alimentos e bebidas que contenham cafeína. 

 

Top 9 – Disciplina para dormir

Comece a definir os horários em que irá deitar e levantar, procure manter essa rotina também nos finais de semana.

 

 

Top 8 – Leia ou ouça uma música suave

Se ao deitar por 30 minutos não conseguir pegar no sono, levante-se e leia ou ouça uma música.

 

Top 7 – Cama é lugar de dormir

Não fique assistindo TV na cama ou fazendo quaisquer atividades.

 

 

Top 6 – Um banho morno

Antes de dormir, tome uma banho morno, seu corpo vai relaxar e aumentar o sono.

 

 

Top 5 – Pratique atividades físicas

Atividades físicas apenas antes do jantar, ou com no mínimo 3 horas antes de dormir.

 

 

Top 4 – Deixe tudo escuro

O ambiente do seu quarto deve estar totalmente escuro, evite luzes acesas.

 

 

Top 3 – Comida leve

Alimente-se com comida leve antes de dormir, não durma com fome.

 

 

Top 2 – Não durma durante o dia

Durma no máximo 1 hora durante o dia, aquele cochilo de 15 minutos depois do almoço faz bem, dormir muito prejudica a sua noite de sono.

 

 

Top 1 – Domine o estresse

O estresse é um dos maiores causadores da perca do sono, ou da noite mal dormida, portanto planeje melhor o seu dia.

 


Só a partir da segunda metade do século XX, o sono passou a despertar a curiosidade dos cientistas e ser estudado profundamente.

 

Nós da Master Box® através do uso de equipamentos de tecnologia e pesquisa, buscamos a melhoria contínua de nossos processos, produtos e serviços, afim de mantermos o mais alto padrão de qualidade, assegurando sempre sua satisfação e claro proporcionando através dos nossos produtos uma ótima noite de sono para todos os nossos clientes, garantindo mais conforto e qualidade.

 


Fonte: ABC da Saúde Informações Médicas Ltda 

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